Se você, assim como os milhões de brasileiros no começo da década de 90, assistia a fórmula 1 com sua família, talvez o seu pai, como no meu caso, e torcia sempre para o nosso maior representante brasileiro na fórmula 1 ganhar a corrida, então você com certeza foi fã de Ayrton Senna e sabe de quem eu estou falando. Mas a pergunta que fica é: por que raios essa pergunta é o título do seu próximo post?
Bom meus amigos, muito simples. Porque eu estou aqui para citar o outro gênero de games que adoro, games de corrida. Como explicar a sensação de adrenalina, liberdade e euforia ao chegar em primeiro em uma corrida muito disputada? Se você já sentiu isso, sabe do que estou falando. Gostaria neste post de citar várias franquias de jogos de corrida muito conhecidas do público brasileiro, desde os Top Gear's da época do Super Nintendo, até os jogos mais atuais e realistas da época, como os famosos simuladores de corrida como o Gran Turismo do Playstation e o Forza Motorsport do Xbox.
![]() |
| Gran Turismo 7 (PS5) |
Puxa, citar dois concorrentes de peso como estes dois últimos pode ser um problema, mas como deixar de fora cada um deles, com suas peculiaridades e mecânicas? Na minha época de PS1 e PS2, sempre joguei Gran Turismo. Depois, quando tive a oportunidade de ter o meu Xbox One, pude ter acesso à famosa franquia do Forza Motorsport, que simplesmente é primorosa e sensacional. Gostaria que todos pudessem jogar e comparar as duas, pois daí sim teríamos um debate interessante sobre isso.
![]() |
| Forza Motorsport (Xbox Series) |
Mas eu citei apenas simuladores de corrida, e os jogos arcade? Bom, neste quesito eu nem preciso citar as grandes franquias, como o famoso Need for Speed da EA, mais atualmente o Forza Horizon da Microsoft, entre outros como o frenético Burnout, famoso na época do PS2, e Dirt, focado nas corridas de rally.
![]() |
| Forza Horizon 5 (Xbox One/Series e PS5) |
Bem meus amigos, eu realmente sou apaixonado por este gênero. Já joguei vários do gênero, e se eu puder dar uma dica de jogo para aqueles que possuem os videogames da atual geração, gostaria de citar o Horizon Chase Turbo e Horizon Chase 2, que são uma releitura do clássico Top Gear da época do Super Nintendo, com uma jogabilidade super divertida e parecida com o Top Gear. Vale a pena conferir. Esta franquia foi produzida por um estúdio brasileiro de games, a Aquiris Game Studio. O estúdio é lá de Porto Alegre - RS. Quando nós brasileiros achamos que aqui não existe mão-de-obra qualificada na indústria de games, posso citar como exemplo este estúdio para refutar esta ideia. Eles realmente fazem um trabalho primoroso nestes games.
![]() |
| Horizon Chase Turbo (Xbox One e PS4) |
Isto poderia nos trazer à tona outra discussão, mas isto seria tema para outro post. Por enquanto, prefiro me ater a falar deste gênero incrível que mobiliza fãs e campeonatos ao redor do mundo. Há dois anos atrás inclusive, foi feito um filme baseado na grande franquia de jogos de corrida do Playstation, Gran Turismo: De Jogador a Corredor. Confesso que ainda não assisti o filme, mas deve ser um prato cheio para quem gosta de automobilismo e, por que não, jogos de corrida.
Bom, é isso pessoal, acho que já me alonguei demais aqui. Quis trazer este post porque sei que fiquei devendo ele há um bom tempo e também porque eu não podia deixar de fora este gênero que é tão querido, não só por mim, mas tenho certeza, por muitos brasileiros. Ah, e me digam uma coisa: vocês preferem que tipo de jogos de corrida: simulador ou arcade? Deixe sua opinião nos comentários. Abraço pessoal, sintam-se à vontade para comentar aqui! See ya!




